Olá galerinha, esperamos que estejam bem animados com o nosso projeto... hoje resolvemos falar um pouco de como está sendo trabalhar a magia de Monteiro Lobato com as nossas crianças do 1º ano...
Iniciamos o Projeto Biblioconexões com bastante alegria. Primeiro pela oportunidade de buscar um pouco da nossa própria infância, marcada pelas aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo e segundo, porque nos possibilita trazer a luz, o mundo mágico da literatura de José Bento Monteiro Lobato para nossas crianças.
Em nossas salas, tudo começou com uma carta misteriosa deixada por um visitante que não nos encontrou. Na carta, o visitante misterioso diz que voltará no outro dia. As crianças ficam eufóricas e muitas possibilidades aparecem... A única pista que temos, é que a visita veio do Sítio do Picapau Amarelo. É assim, que encontramos Monteiro Lobato, discutimos um pouco da sua biografia e caracterizamos o mundo fantástico de sua obra.
Para conhecermos mais sobre o projeto, fomos até a lousa digital da escola e acessamos o site do Sítio. Lá observamos a linha do tempo de Monteiro Lobato, seus principais livros e os famosos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto nos divertíamos com tantas novidades, recebemos a visita misteriosa. Num piscar de olhos lá estava ela, com seu jeitinho pra lá de engraçado: Emília, a boneca de pano mais esperta do mundo. Suas risadas e seu pó do pirilimpimpim tornaram nossa tarde inesquecível. Adoramos tudo!
Para compartilhar com as famílias o que estamos aprendendo, elaboramos um compromisso muito gostoso. Fazer uma receita da vovó em casa e registrar através de desenhos e fotos como foi à experiência, pois no Sítio, Tia Anastácia e Vovó Benta são famosas por seus quitutes na cozinha. Em sala de aula, votamos as receitas que foram feitas em casa e, escolhemos uma, para fazermos na cozinha experimental.
Na semana, fazemos à releitura de uma aventura do livro Reinações de Narizinho e assim, exploramos o mágico, o diferente, o bonito e as possibilidades de um mundo cheio de aventuras nas atividades de escrita, raciocínio lógico-matemático, arte e outras.
Começamos agora, a montar o ambiente do projeto com materiais trazidos pelos alunos e também construídos por eles, para dar identidade ao percurso percorrido e principalmente direção de onde queremos chegar.
Temos muitas idéias... Elas surgem o tempo todo! Até parece algum tipo de pó mágico, que nos devolve sonhos e fantasias, nos torna mais alegres, mais encantadas.
Bom pessoal, assim que tivermos mais novidades postaremos para vocês... bibliobeijinhos!
Professoras Clici, Cris e Elisa!