segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conectados e antenados!!!

           Os alunos do 5º ano A estão biblioconectados desde o início do ano letivo. Foram várias atividades desenvolvidas individualmente e em grupos. 
A ornamentação da sala de aula foi elaborada com alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo e as suas características foram escritas após uma pesquisa no laboratório de informática. Cada aluno reuniu informações sobre Monteiro Lobato ou outro autor infantil que foi influenciado por ele e apresentou aos colegas. Depois foi montado um livro com as descobertas.
            A turma também inventou um jogo com personagens e curiosidades da literatura infantil.
 A cada dia os alunos ficam mais interessados e envolvidos com o projeto; que incentiva a leitura e imaginação, vividas com muita alegria nesta etapa da vida.
Parabéns alunos do 5º ano A pela efetiva participação no projeto Biblioconexões!!!
Profª Cibele Bastos Guaringue
















sexta-feira, 20 de maio de 2011

Viajando através da leitura...

O Projeto Biblioconexões despertou muitas curiosidades das crianças do Marista Pio XII no período do 1º trimestre. Animados com o projeto os alunos dos 4º anos realizaram leitura diária dos capítulos do paradidático: “Viagem ao Céu” de Monteiro Lobato.
A cada leitura realizada, fazia-se um relato oral e depois a produção coletiva de uma frase a respeito do capítulo lido. As frases elaboradas farão parte do “livrão” que ainda está em construção e será exposto na feira do livro que acontecerá no final do ano letivo.
Através desse trabalho, os alunos ficaram motivados e entusiasmados com as leituras e descobertas realizadas. Para finalizar a leitura do mesmo, assistimos ao filme que um dos alunos trouxe, retratando os capítulos,  isto gerou uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças existentes entre um livro e um filme que retrata a mesma história. Porém, eles concluíram que a leitura do livro é mais vantajosa por apresentar mais riqueza de detalhes em relação ao filme por mais que este seja prazeroso.

Professoras: Gilsiane e Rute 4º anos A e B








quarta-feira, 11 de maio de 2011

Apresentação dos alunos do 8º ano - Teatro Negrinha

O teatro na escola

“O aluno (criança, pré-adolescente ou adolescente), que vem à escola com curiosidade, é um ser que adquire conhecimento utilizando a mediação de diversas formas. A aprendizagem é sempre mediada por objetos ou pessoas. O papel do professor é encorajar o aluno através de atividades que lhe causem desequilíbrio ou o coloquem em ação”. (Matui, 1995).

“A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.” (Almeida, 2006)

Os alunos reescreveram o conto de Monteiro Lobato transformando-o em dramaturgia, vivenciaram papéis e emoções, se preocuparam com vestuário e cenário, pesquisaram, trabalharam em grupo e aprenderam ainda mais sobre a sociedade colonial brasileira.

Confiram as fotos das apresentações...


Profª Méris Nelita Fauth Bertin