quarta-feira, 11 de maio de 2011

Apresentação dos alunos do 8º ano - Teatro Negrinha

O teatro na escola

“O aluno (criança, pré-adolescente ou adolescente), que vem à escola com curiosidade, é um ser que adquire conhecimento utilizando a mediação de diversas formas. A aprendizagem é sempre mediada por objetos ou pessoas. O papel do professor é encorajar o aluno através de atividades que lhe causem desequilíbrio ou o coloquem em ação”. (Matui, 1995).

“A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.” (Almeida, 2006)

Os alunos reescreveram o conto de Monteiro Lobato transformando-o em dramaturgia, vivenciaram papéis e emoções, se preocuparam com vestuário e cenário, pesquisaram, trabalharam em grupo e aprenderam ainda mais sobre a sociedade colonial brasileira.

Confiram as fotos das apresentações...


Profª Méris Nelita Fauth Bertin






Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos que dramatizaram muito bem o conto de Monteiro Lobato, Negrinha. Com certeza aprendemos e passamos a compreender melhor como foi a sociedade colonial brasileira.Parabéns principalmente a Prof. Méris pela brilhante iniciativa. Carinhoso abraço Rosi

    ResponderExcluir